Blog sobre dicas de esmaltes e cuidados com mãos, pés e unhas.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

A Química do Esmalte

Oi gurias!


Esses dias eu fiquei curiosa e pesquisei alguns assuntos sobre química de esmaltes. No post de hoje eu vou contar a vocês como funciona o esmalte nosso de cada dia!

Já adianto que é só texto, e é longo! Quem não estiver afim de ler, nem continua hahahaua
.
.
O que é o esmalte, quimicamente falando?

O primeiro esmalte surgiu na China, 3000 AC, e era feito com uma mistura de cera de abelha, ovos brancos, gelatina, corantes vegetais e goma arábica. Já pensou a nojeira que devia ser?! O esmalte sintético foi lançado na década de 20, em Paris.

Hoje são incluídos vários produtos afim de melhorar a aparência do esmalte e da unha. Ele poderia ser feito apenas de nitrocelulose dissolvida em acetato butílico ou acetato etílico. A nitrocelulose forma as finas camadas sobre a unha, enquanto o acetato evapora, fazendo com que o esmalte seque na superfície da unha. Assim, ele vira uma película que serve para proteger as unhas de lascas e/ou quebras. Entretanto, os esmaltes contém uma extensa lista de ingredientes:

Solventes
São soluções utilizadas para misturar os ingredientes contidos na fórmula do esmalte, resultando em um produto uniforme. Assim que o esmalte é aplicado, o solvente evapora. A quantidade e tipo de solvente determina se a camada será fina ou grossa e o quanto ela demora a secar. 
Exemplos de solventes incluem: acetato etílico (ethyl acetate), acetato butílico (butyl acetate) e álcool (alcohol). Tolueno (toluene), xyleno (xylene) e formalina ou formaldeído (formalin / formaldehyde) são compostos tóxicos que eram super comuns nos esmaltes do mundo todo, alguns países já aboliram seu uso. Aqui no Brasil muitas marcas ainda os utilizam.

Formadores de Película
São compostos que formam a superfície lisa das camadas dos esmaltes. O mais comum é a nitrocelulose.

Resinas
As resinas fazem a película aderir à superfície da unha. São ingredientes que acrescentam profundidade, brilho e dureza para a película do esmalte. Um exemplo é a resina de tosilamida-formaldeído (tosylamide-formaldehyde resin).

Plastificantes
São os produtos que ajudam a manter o esmalte flexível, reduzindo as chances dele rachar. Plastificantes muito comuns são a cânfora (camphor), muito usada na gringa, e o Dibutilftalato (Dibutyl phthalate - DBP), bastante usado aqui no Brasil.

Pigmentos
São os produtos que dão cor ao esmalte. Uma surpreendente variedade de produtos pode ser utilizada como pigmentos em esmaltes. Pigmentos comuns incluem óxidos de ferro e outros corantes, como aqueles encontrados em tintas (CI). Além destes mais comuns, são utilizados outros Ingredientes de acordo com o acabamento do esmalte. Por exemplo, para o esmalte com shimmer, são usados minerais de pérola na sua composição, como dióxido de titânio (titanium dioxide) ou mica (ground mica). Holográficos contém spectraflair. E etc.

ATENÇÃO :: Li o seguinte em um artigoEntre as substâncias prejudiciais à saúde está o toluene, encontrado em grande quantidade na maioria dos produtos. Outra substância analisada é o foramdibutyl phtalate, que foi banido em cosméticos, inclusive esmaltes, em toda a Europa. Já o nitrotoluene, o toluene e o furfural são compostos comprovadamente cancerígenos, segundo informações da Pró-Teste. Conforme as análises realizadas, os produtos da Impala, inclusive os da linha hipoalergênica, contêm dibutylphtalate e toluene em concentrações muito altas e os produtos tradicionais da Risqué apresentam nitrotoluene e toluene em grandes quantidades. A pesquisa concluiu, ainda, que toda a linha da Colorama é antialérgica, embora os rótulos não informem isso. Já os esmaltes da Impala, que se dizem hipoalergênicos, têm substâncias que causam alergia.

Escrevi tanto que esqueci de tocar no assunto atual: Por determinação da justiça, a Risqué e a Impala tiveram que tirar esses componentes alergênicos dos esmaltes, sendo que suas últimas coleções já vieram ao mercado 3free. A Hits também já lançou novas coleções e relançou vários esmaltes antigos na versão 3free. (Obrigada, Ju!)

E como funciona a remoção dos esmaltes?

Ao ser passado nas unhas, o solvente presente no esmalte evapora, fazendo o esmalte secar. Ou seja, as unhas ficam livres de solvente! Para remover o esmalte das unhas, é necessário umedece-lo novamente, usando um solvente orgânico, sendo a acetona o mais comum deles. Os solventes orgânicos são capazes de dissolver o esmalte aplicado nas unhas, fazendo-o solidificar no algodão. Mas por que o esmalte vai para o algodão, e não fica molhado nas unhas? É mais fácil para o esmalte ficar no algodão porque ele é muito mais poroso que as unhas, assim, o esmalte "entra" no algodão e "fica preso" lá.

A acetona é poderosa e eficaz, mas prejudica nossas unhas, o que pode torná-las muito frágeis: a acetona não dissolve somente o esmalte, ela acaba dissolvendo um pouco da queratina presente na camada mais externa da unha (camada de proteção) e, assim, seu uso contínuo enfraquece a unha. Na verdade, isso também acontece com os removedores sem acetona, uma vez que também dependem de alguma substância volátil para remover o esmalte.

Os removedores de esmalte contém algumas substâncias de risco à saúde. Por exemplo, inalar o vapor dos removedores que contém acetona pode causar dores de cabeça, tonturas, náuseas e até vômito. Já (alguns d)os removedores sem acetona contém alguns tóxicos que o fazem ser pior que aqueles com acetona! Ingredientes como o Anidrido Ftálico (Phthalic Anhydride) pode causar sérios problemas, como irritação, câncer, e outros perigos que nem vou citar, e também podem ser prejudiciais para nosso sistema respiratório. Mas que fique claro que não são todos! É importante que a gente sempre leia a composição dos produtos e tentar ficar longe de substâncias perigosas.

Removedores de esmalte sempre são prejudiciais à pele e às unhas. Toda vez que forem usados, as mãos devem ser muito bem lavadas.

Mas qual a melhor opção?! Lenços removedores! Os lenços utilizam solventes não-tóxicos, e possuem glicerina e água na composição, o que os torna oleosos e ajuda na hidratação da cutícula e da unha.

Bom, de qualquer forma:


--------- Ufa! ---------

Para quem chegou até aqui: parabéns! Espero que tenha gostado das informações!
Para quem pulou para cá: não tem conclusão, você vai ter que ler o post inteirinho haha

É isso :)
Beijos, bom domingo a todos!



Gostou? Compartilhe!
21

InstagramFacebookTwitterGoogle +Flickr

21 comentários:

  1. Super importante as informações hein?
    Beijos!

    Senhor do Século | Beleza para Homens |

    ResponderExcluir
  2. Uauuuuuuuu, parabéns pelo post. Muita coisa que eu nem imaginava.

    Beijos

    www.coisinhasdatammy.com.br

    ResponderExcluir
  3. Cheguei até a metade mas já sabia, aí parei!
    Ótimo texto minha quelida
    Vou te seguir para sempre..kkkk
    Passando para desejar
    BOM FINAL DE SEMANA ♥
    ♥ Beijos coloridos!
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

    ResponderExcluir
  4. Agora msm que nao vivo mais sem os lencinhos!
    Ótimo post, Tha!

    Bjao!

    ResponderExcluir
  5. Gostei do post Tha.. É muito bom saber que a Colorama é toda anti alérgica, eu não sabia..
    Beijos

    http://fazendopreguicinha.blogspot.com.br/2013/02/super-sorteio-de-aniversario_14.html

    ResponderExcluir
  6. Tha, por determinação da justiça a Risqué e a Impala tiveram que tirar esses componentes dos esmaltes, as novas coleções estão vindo 3 free, a Risqué desde a dos Clássicos e a Impala, a prismática e o extra brilho eu sei que são.
    Mas vale o apelo para ficar sempre atenta aos rótulos. A Hits está trocando toda a linha, mas é um processo meio demora, espero que as outras empresas sigam o exemplo! :)
    adorei o post...
    bjoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PS.: Acho que tem base e uma coleção (Verniz e Cor, se não me engano), da Colorama, que não são 3 free.

      Excluir
    2. É mesmo, hein, Ju?! Não falei sobre as novas da Risqué, Impala e Hits no post... que furo haha! Vou atualizar, valeu :)

      Também já li algo sobre essa da Colorama, mas não sei qual coleção é...

      É isso aí: sempre devemos ler os rótulos! :)

      Beijo!

      Excluir
  7. Você roubou minha idéia de post... JURO! o.O
    kkkkkkkkk
    Mas tudo bem... eu ia contar a história do esmalte e blá blá blá!
    Mas amei saber... principamente a parte da remoção!
    Abalou Bangu com o post!
    Beijosssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu disser que eu fiz esse inspirada no seu, você acredita?!
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Que bom que gostou, Jake!! Escrevi horrores rsrsrs
      Obrigada! Beijo!!

      Excluir
    2. ;)
      quanto mais assunto melhor!!

      Excluir
  8. Muito interessante essa informação sobre os produtos que causam alergia. Devemos abolir os esmaltes que contenham essa composição. Eu uso atualmente so os da marca Colorama para não ter problema, já que sou alergicas ao tolueno e outros.

    ResponderExcluir
  9. gostei muito mesmo das informacoes assim agente tira muitas duvidas e repassa informacoes para outras pessoas bjao tchau


    ResponderExcluir
  10. gostei muito mesmo das informacoes assim agente tira muitas duvidas e repassa informacoes para outras pessoas bjao tchau


    ResponderExcluir
  11. Oi amei o post. Queria saber suas referências, caso você lembre rsrs
    Você pode me passar?
    Sou química e estou fazendo um trabalho para produção do esmalte, mas preciso das referências das infos.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Adorei saber a informação de que os esmaltes da Risque foram proibidos de utilizar esses dois componentes. Sou alérgica aos dois. Minhas pálpebras ficam super vermelhas, inchadas e coçam muito quando uso esmalte comum. Só posso usar esmalte importado e Colorama.

    ResponderExcluir
  13. legal, estou com problemas na base que não quer secar bem nos adesivos (problemão) mas ja tive uma idéia de como funciona.

    ResponderExcluir
  14. Oi, adorei seu post mas......
    A Risque mudou algo nos esmaltes. Antes, os hipoalergênicos vinham em uma embalagem diferente(e o preço tb era diferente) mas agora está tudo igual... Vc tem algo a dizer sobre eles? Eu tenho alergia e atualmente só posso usar os esmaltes da Dermanail ou Argento. Da Risque eu usava mas agora tenho receio, queria mais informações.....

    Obrigada, estarei sempre por aki... Bj,

    ResponderExcluir
  15. Vc sabe alguma coisa dos esmaltes degrade da Bruna Marquezine? Estão dizendo que podem provocar câncer. É verdade?

    ResponderExcluir
  16. Estou muito curiosa para saber sobre os esmaltes degradê será que poderia esclarecer o quanto ele faz mal? realmente possui chumbo em sua formula?

    ResponderExcluir
  17. Estou muito curiosa para saber sobre os esmaltes degradê será que poderia esclarecer o quanto ele faz mal? realmente possui chumbo em sua formula?

    ResponderExcluir

E então, o que você achou?
Muito obrigada pela visita ;)