[Dica] Cutículas: tirar ou não tirar?

Para quem é novo por aqui, ou não se lembra: eu não tiro as cutículas desde 2010. Porém, esse mês passei por uma chateação: tirei as cutículas e me arrependi, por alguns fatores incluindo o frio extremo dessa semana... Os cantinhos das minhas unhas ficaram horroríveis, parecendo quebra-mola triplo, rua esburacada ou algo pior que isso. Ficou impossível dar um acabamento decente para a minha esmaltação :/

Todas nós já estamos cansadas de saber que as cutículas não devem ser eliminadas, mas sim cuidadas. Depois que descobri isso, passei a ter a minha rotina de cuidado com as cutículas, usando cremes hidratantes, cerinha, amolecedor de cutículas, espátula, e muitos outros itens (vou preparar post sobre).

Como eu, sei que quem está começando essa rotina deve ter a dúvida: eu devo tirar as cutículas antes de começar a hidrata-las? A resposta é não. Mas se achar que precisa tirar aquelas peles em pé, que tiram o formato da cutícula, aí tudo bem. Para fazer isso, é preciso ter em mãos um alicate muito bem afiado! Alicates gastos só irão machucar sua cutícula.

Tá, e quais os instrumentos que precisamos, afinal?

Antes de passar o alicate nas cutículas, é preciso amolece-las, para não machucar sua pele e arrancar os famosos 'bifes'. Para tal, eu recomendo estes amolecedores:


1. Amolecedor de Cutículas da Risqué: esse amolecedor vem num vidrinho de esmalte, dá pra ser usado com o pincel dele mesmo. 
2. Creme para Cutículas da Granado: esse vem num pote com boquinha pequena. Só pegar uma quantidade no dedo e espalhar com o dedo mesmo sobre as unhas e cutículas.

O princípio ativo de ambos é o mesmo: basta passar uma boa quantidade nas cutículas, deixar por 2 a 4 minutinhos, empurrar com a espátula, e cortar as peles feias.

Sobre o alicate, como eu já disse, ele deve estar muito bem afiado, e deve ser bom também. Recomendo os da Mundial. Com relação à espátula, acho que aquelas todinhas de metal são melhores que as de plástico no meio e as de plástico por inteiro, mas se você se adapta melhor com as de plástico, use essas mesmo! Eu só acho que as de plástico não são tão eficientes na hora do empurra-empurra ;)


Eu ando usando este alicate rosa e gordo da Mundial. Dá bastante segurança na hora de usar. E a minha espátula é assim, todinha de metal.

Mais uma dica: depois de todo esse ritual, eu ainda escovo as unhas depois de lavar as mãos. Assim as cutículas são esfoliadas, e isso ajuda a mante-las bonitas ;)

Feito isso, cutículas empurradas e limpas, é só esmaltar normalmente e, por fim, usar alguns produtos para hidratação, como estes:


1. Creme hidratante para mãos e unhas da Dote. Esse tem um cheirinho delicioso!
2. Creme hidratante para mãos da Avon. Esse de erva doce é uma delícia!
3. Cerinha para unhas e cutículas da Granado. Minha melhor amiga durante o dia.
4. Bepantol. Meu melhor amigo durante a noite.
5. Reparador noturno da Risqué. Uso logo após a esmaltação, ele hidrata as cutículas e protege o esmalte de sujeirinhas.

Uma última dicaNUNCA puxe peles soltas com os dentes! Amoleça a pele e tire com o alicate, mas de maneira bem superficial. Com o tempo, suas cutículas irão ficar mais bonitas e comportadas, e você não sentirá mais necessidade de usar o alicate ;)

Espero que tenham gostado das dicas.
Beijinhos, e bom sabadão a tod@s!

Comentários

  1. Adorei as dicas Tha. Eu particularmente não gosto de espátula de metal e minha dermato não indica. Uma vez, acabei abrindo um "buraco" na unha com essa espátula (detalhe, eu estava empurrando a cutícula). Depois disso, nunca mais usei.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Adoro usar o Bepantol, e estou louca para comprar minha cerinha.
    Assim como a Pathy, também não gosto da espatula de metal porque me machuca.
    Beijos!

    http://amorporvidrinhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu não tiro cutículas ha mais de 3 meses, e to conseguindo ficar bem assim (hidratando que nem uma louca). Agora com esse frio de rachar é que não tá dando muito certo, pois tenho andado muito de luva e não dá pra besuntar a cutícula, então fica tudo horroroso e ressecado... enfim...

    Uma beijoca,
    Nanda Cris

    Maquiada & Esmaltada
    Maquiada & Esmaltada no Facebook
    Sorteio Coleção Impala Brillant GLAM!

    ResponderExcluir
  4. não é um processo fácil no começo, mas compensa muito!! ^^
    desses, eu tenho esse amolecedor e a cerinha da Granado, adoro a cerinha, mas acho o creme muito forte, fica muito na unha e acho difícil de esmaltar depois, mesmo limpando! ^^

    adorei o post ^^

    bjoos

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca tirei cutícula e uso sempre (ou sempre que me lembro kkkk) o Bepantol, gosto bastante do resultado!
    bjus

    http://esmaltesdaminhacaixinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu não tiro cutículas, dá trabalho de vez em quando (como no inverno), mas é o melhor a fazer mesmo. Sempre compro e uso um hidratante diferente, adorei esse reparador noturno da risqué! Beijos

    www.francesinhabrasileira.com

    ResponderExcluir
  7. Já não tiro há uns 3 ou 4 anos.
    E meu produtinho inseparável é o Mira Cuticle da Avon!!
    Beijoooos =)

    ResponderExcluir
  8. um dia, quem sabe, me livro do alicate..... =)

    Bjukas!!

    www.unhasetudo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu não tiro minhas cutículas já faz bastante tempo.
    Ainda estão um pouco rebeldes, mas, já melhoraram muito muito muito.
    Gostei das suas dicas.

    Beijos
    http://maosdeprincesa.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E então, o que você achou?
Muito obrigada pela visita ;)

Postagens mais visitadas deste blog

Sorteio Unhas & Cores de Natal

Testes em Animais na área de Cosméticos