[Dica] O que fazer para o esmalte durar mais?

Bom dia, meninãs!
*Post-texto, não tem fotos - avisando para quem não quer ler demais ;)

Quem nunca se queixou de um esmalte que lascou no mesmo dia, dia seguinte ou dois dias após a esmaltação? Você sabia que muitas vezes essa culpa é nossa, e não do esmalte? A maneira com que cuidamos das nossas unhas influencia, e muito, na durabilidade dos esmaltes. Por isso, trago mais um lindo post-texto com dicas de como fazer o esmalte durar mais!


Para quem pensou "Mas poxa, eu troco de esmalte todo santo dia, ou dia sim dia não, ou de dois em dois dias, ou etc": muitas meninas ainda fazem a unha apenas uma vez por semana, sem tempo para trocar o esmalte, sendo que muitas dessas vezes a pessoa tem que tirar todo o esmalte da unha porque surgiram lascas indesejadas, ou ficam com o esmalte lascado mesmo.


Dica MUITO IMPORTANTE: se o esmalte lascar, retire de todas as unhas! Não tem nada mais feio que esmalte lascado nas unhas... me dá agonia e vontade de tirar um lencinho removedor da minha bolsa pra emprestar pra indivídua da unha lascada porque:


né?

Bora ver as dicas para manter o esmalte por mais tempo nas unhas?

1°. Forma de lixar

Existem dois tipos de lixas: a de polimento e a comum.


A lixa de polimento é ideal para lixar a superfície da unha, deve estar bem lisinhas para receber o esmalte. Dica: não se esqueça da base, é ela que vai segurar o esmalte na unha. Se a unha estiver muito lisa, pode ser que o esmalte não seja bem fixado.


A lixa comum é  muito agressiva para a superfície da unha, devendo ser usada apenas no seu contorno. Uma dica importante é banir o hábito de lixar da maneira "vai-e-volta" usando a lixa em apenas um sentido (o "vai-e-volta" tende a abrir a lâmina da unha). Para conseguir lixar as unhas em apenas um sentido, eu dou o máximo de atenção para o cortador: corto as unhas de uma maneira quase que perfeita para dar um leve acabamento final com a lixa ;)


Além de lixar apenas em um sentido, é importante que esse contorno fique bem lisinho. Pra isso, eu lavo bem as mãos depois de lixar as unhas, e escovo bem todas elas, afim de se remover qualquer resíduo que tenha ficado "em pé" com a lixa.

2º. Limpar as unhas

Antes de esmaltar, é estritamente importante a limpeza das unhas com removedor de esmaltes. Além de remover todos os resíduos, os removedores mantém a unha sequinha.


Uma dica legal é passar creme hidratante nas mãos, e limpar apenas as unhas com palito, algodão e removedor. O creme nos cantinhos das unhas ajuda na limpeza do esmalte (para aquelas que esmaltam metade dos dedos, como yo).


3º. Usar (depois de encontrar) a base perfeita


A base protege e prepara a unha antes de receber o esmalte, mas sabemos que cada uma se adapta melhor à uma determinada base. Eu gosto das verdinhas da Colorama, mas outras preferem as coloridinhas da Risqué. 


Uma dica muito boa: a base fosca adquire uma leve textura quando passada na unha. Essa rugosidade acaba facilitando a aderência e a durabilidade do esmalte ;)


4° A hora da esmaltação


Uma camada grosseira de esmalte produz uma película espessa na unha, que impede o esmalte consiga aderir ao seu formato. Já a camada mais fina adere melhor ao formato da unha e acaba durando mais. Ou seja: melhor duas camadas finas do que uma grosseira. É importante ressaltar que para duas camadas finas, deve-se passar a segunda apenas quando a primeira estiver bem sequinha.


Ainda existe a dica de limpar a pontinha da unha com palitinho e algodão, deixando um espaço que impede que "bater" as unhas lasque o esmalte. Mas, sinceramente, eu acho que fica super estranho unha com a ponta sem esmalte hahaha! :)


Esmaltes velhos é que são esmaltes vilões: eles tendem a durar menos por perderem solvente com o passar do tempo.


5º. Usar (depois de encontrar) o top coat perfeito


O extra brilho aumenta a fixação e faz com que o esmalte seque mais rápido. Ele possui resinas que protegem o esmalte do ataque de solventes agressivos.


Reaplicando-o a cada 2 dias, o esmalte recupera seu brilho e mantém sua durabilidade!


Você sabia que a fórmula do extra brilho contém matérias-primas refletoras da luz? São polímeros acrílicos que têm a capacidade de homogeneizar a superfície das unhas, formando um filme muito liso que favorece o reflexo da luz. Por isso, eles conseguem deixar a unha com aquele lindo aspecto espelhado!


Eu gosto muito dos roxinhos da Avon e da Impala, mas estou curiosa com o extra brilho com Argan da Ideal, que é incolor. Geralmente os roxinhos mudam a cor de esmaltes claros :(


6°. É verdade que a cor do esmalte influencia na sua durabilidade?

Sim! As cores mais escuras são formuladas com moléculas maiores e mais resistentes, o que dificulta que as lascadas tomem conta. Mas isso pode mudar na prática, como o organismo de cada pessoa é diferente, pode ser que em alguém os esmaltes clarinhos durem mais que os escuros. 


As pesquisas mostram que o vermelho, o vinho e o marrom são os tons mais duráveis.


7°. Mais algumas dicas


- Deixe as camadas secarem bem antes de aplicar a próxima. Isso faz com que o esmalte consiga aderir melhor sobre a camada de baixo, conseguindo "pegar" o formato da unha.
- Use luvas para fazer os deveres domésticos (lavar louça, roupa, limpar móveis, passar pano no chão…). As luvas ajudam a proteger a pele e manter o esmalte no lugar, impedindo o contato com produtos químicos. Dica: passe creme ou óleo hidratante nas mãos antes de vestir as luvas, dá uma hidratação power ;)
- Não coloque os dedos na boca.
- Não lixe as unhas com esmalte, só se for troca-lo. Algumas meninas lixam as unhas com esmalte para conseguir visualizar melhor o formato das unhas, que podem ser diferentes entre si, impedindo que fiquem tortas.


fim! E chega de escrever!

Por hoje é isso!
Beijinhos,

Comentários

  1. Meu amei as dicas , normalmente os esmalte nas minhas unhas duram bastante, e isso é bom pois eu quase não tenho tempo de esmaltar , tbm gosto muito dos tc da avom e impala eles são maravilhoso , sempre carrego esses lenços removedores na bolsa , me agonia esmalte lascado ...


    beijinhos

    http://simplesmenteanass.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. mais uma vez arrasando no posto Tha!!!
    eu não consigo lixar minha unha num sentido só, preciso praticar isso hahaha
    e pra mim, é o contrário, esmalte escuro lasca no mesmo dia se duvidar haha
    morro de raiva!!

    beijos

    ʚĭɞ Charmy Nail

    ResponderExcluir
  3. Que post maravilhoso!
    Acho muito importante explicar para as pessoas essas coisas, até pelo fato de grande parte das pessoas preferirem culpar o esmalte.

    Beijos, Lu.
    http://garotasvaidosas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na maioria das vezes em que o esmalte é o vilão, é porque ele está velho :)

      Excluir
  4. Adorei as dicas, são ótimas!
    Eu parei de passar o palito na ponta da unha, pois vi que não estava resultando em nada. Para mim, isso é mito uhauhahua.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Diquinhas preciosas, eu tb detesto esmalte lascado, tiro logo, me dá uma impressão de desleixo e sujeira.

    Bjos,

    Mony
    Um blog sobre esmaltes

    ResponderExcluir
  6. Achei bem legal seu post! Eu não consigo lixar para um sentido só... vou no vai e vem eterno..rsrs.....
    show Tha!

    Bjukas!

    www.unhasetudo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. muito bom o post Tha...
    Estou usando o Extra Brilho Incolor da Ideal é atualmente é o meu favorito, seca rápido igual o roxinho, mantém o brilho e não muda a cor do esmalte.

    bjnhos
    Dicas Poderosas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, estou curiosíssima com ele! Além de tudo isso, ele ainda tem argan, que fortalece, né? :)

      Excluir
  8. Muito legal!! Algumas dias eu até sabia, mas teve novidades muito úteis (como lixar as unhas em um sentido só).
    Beijo Tha
    =D

    ResponderExcluir
  9. Eu faço tudo isso e concordo, minhas unhas duram 5 a 6 dias facilmente!

    Uma beijoca,
    Nanda Cris

    Maquiada & Esmaltada
    Maquiada & Esmaltada no Facebook

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito do post com as dicas!
    Bjs
    janamakesesmaltesecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. faço mais ou menos!!! hehehe!!
    MAs até duram bem comigo
    :D
    adorei o post!!
    Beijooooooooooo

    ResponderExcluir
  12. adorei as dicas, mas esse negócio de não fazer o "vai e vem" com a lixa me deixa em dúvida...
    será que rola um vídeo explicando como fazer? :D

    bjoo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rola sim, Ju!! Só esperar minha unha crescer pra poder cortar de novo, já que só lixo quando eu corto rsrs :)

      Excluir
  13. Adorei as dicas, mais fiquei com dúvida, você disse que tem que limpar as unhas antes de esmaltar, você se refer a tirar os esmalte anterior, ou já com a unha sem esmalte torna a passar o removedor?
    Beijoss

    http://lilinail.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem esmalte mesmo, Lili! O removedor não só tira o esmalte como também limpa muito bem a unha ;)

      Excluir

Postar um comentário

E então, o que você achou?
Muito obrigada pela visita ;)

Postagens mais visitadas deste blog

Sorteio Unhas & Cores de Natal

Testes em Animais na área de Cosméticos